4ª Mostra Científica do Cariri recebe 140 projetos nacionais e internacionais

Cerca de 140 projetos foram selecionados para participar da 4ª Mostra Científica do Cariri.

Regional

A Mostra Científica do Cariri (Mocica) chega a sua quarta edição com recordes de inscrições e com uma intensa programação de palestras, oficinas e apresentação de projetos originais nacionais e internacionais. O evento começou hoje, dia 27, no Ginásio Poliesportivo em Juazeiro do Norte e segue até quinta feira com visitação aberta para todo o público. 

Cerca de 140 projetos foram selecionados, entre análises, experimentos e invenções científicas, elaborados por estudantes de todo o Brasil e de outros países, como Chile, Paraguai e México. As temáticas vão desde as ciências biológicas, agrárias, da saúde, exatas e humanas até a solução de problemas socioambientais. 

A feira coloca a região do Cariri na rota de grandes feiras e eventos científicos do Nordeste e do Brasil, dispondo também de premiação para os melhores projetos, que ganham credenciais para participar de outras feiras científicas. Para o professor Ricardo Fonseca, idealizador do projeto, a feira é um espaço importante de formação científica.

“ Além de melhorar a oferta de alunos nas universidades, torna a escola um ambiente mais prazeroso e como dizia Albert Einstein: ‘uma mente que se expande nunca voltará ao seu tamanho natural’. ”

Experimento dos participantes
Foto: Saulo Mota

Para a estudante Beatriz Moreira, natural de Recife, participar de uma feira científica como a Mocica é sinônimo de reconhecimento. “Essa é minha primeira vez no evento e para mim está sendo muito gratificante ter seu trabalho e esforço reconhecido”. Seu projeto fez um estudo da Via Mangue, obra de infraestrutura inaugurada em 2016, e os seus impactos ambientais causados nos mangues de Recife. O trabalho já foi selecionado para participar em outro evento científico no Pará.

MOCICA

A MOCICA é uma Feira Científica que surgiu para atender a demanda de Projetos Científicos, desenvolvidos por jovens do ensino Fundamental, Médio e Superior, na Região do Cariri Cearense, fornecendo um ambiente adequado, para que possam mostrar a todos que trabalham com a educação e a toda comunidade.

Através de seus projetos, os alunos podem conciliar estudo e investigação científica, e ao mesmo tempo se integrar com cientistas dos demais estados do Brasil e também do exterior. 

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Saulo Mota
Carregar Mais Em Regional

Veja Também

Projeto promove tour pelos pontos históricos de Juazeiro do Norte

A ação é uma iniciativa do projeto Cariri das Antigas e pretende ampliar as visitas para outras cidades da região.