COAF muda de nome e tem novo dirigente

Bolsonaro tira Coaf de Moro e passa para Paulo Guedes.

Política

Bolsonaro tira COAF de Moro e passa para Paulo Guedes.

Publicada hoje (20) no Diário Oficial da União a Medida Provisória com mudanças no COAF (Conselho de Controle de Atividade Financeira). Agora o órgão será absorvido pelo Banco Central e muda também o nome, passará a ser reconhecido como Unidade de Inteligência Financeira. Quem assume a direção da UIF é Ricardo Liao economista e servidor aposentado do Banco Central

O presidente disse que farias essas mudanças já há uma semana, sob os argumentos de “tirar o COAF do jogo político”.

O COAF é uma unidade de inteligência financeira (então não houve ineditismo na criação do nome) criada em 1998 e até então ligada ao Ministério da Economia. O órgão envia relatórios a autoridades competentes quando identifica indícios de crimes de lavagem de dinheiro e de financiamento do terrorismo ou outras irregularidades.

Fala do porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros:

“Essa mudança não inviabilizará esse combate tão importante [à corrupção]. Foi dentro desse contexto que o presidente fez, com os ministérios da Economia e da Justiça, essas pequenas modificações a fim de, posicionando essa unidade de inteligência financeira, obter dela a mais eficiente ação”

Minimização de Sérgio Moro

Essas mudanças do COAF foi uma decisão de Bolsonaro por “insatisfação” que aumentou após o antigo presidente do órgão, Roberto Leonel, aliado do ministro da Justiça, Sergio Moro, criticar a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, de suspender investigações criminais que usaram dados do órgão a pedido da defesa do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ).

Humilhado por Bolsonaro e isolado no Congresso, Moro perdeu o comando do órgão depois que uma comissão mista de senadores e deputados, responsável por analisar a MP, demonstrou preocupação com a concentração de poderes que o ministro teria.

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Erika Souza
Carregar Mais Em Política

Veja Também

Franquia internacional, inaugura filial em Juazeiro do Norte

Presente em mais de 130 países, Pizza Hut chega ao Juazeiro e gera expectativa do público caririense