Crato e Juazeiro integram novo Mapa do Turismo Brasileiro

Os municípios de Juazeiro do Norte e Crato foram certificados mais uma vez para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, desta vez, para o período de 2019 a 2021.

Regional

Foto: Anderson Duarte

Os municípios de Juazeiro do Norte e Crato foram certificados mais uma vez para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, desta vez, para o período de 2019 a 2021. A certificação garante algumas vantagens como a priorização de investimentos federais destinados ao turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e na promoção dos destinos.

Os municípios selecionados passam por uma avaliação realizada pelo Ministério do Turismo (MTUR), onde são categorizados de “A” a “E”. Essa classificação é utilizada como instrumento para o acompanhamento do desenvolvimento das atividades turísticas que agregam a geração de renda e contribuem para o desempenho da economia turística local.

As categorias A, B e C, são aquelas que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais. Já as categorias D e E são destinos que não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto possuem papel importante no turismo regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem. Crato foi classificado com “C” e Juazeiro do Norte com “B”.

Neste ano, os estados e municípios que concorreram contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas, a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), além de possuir um orçamento próprio destinado ao setor.

Mapa do Turismo Brasileiro
Como proposta para administrar e auxiliar melhor o desenvolvimento das políticas públicas para o turismo, foi criado, no dia 3 de dezembro de 2013, o Mapa do Turismo Brasileiro, onde são listados os municípios brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.

Para fortalecer o setor de viagens no país foi previsto uma atualização periódica do mapa a cada dois anos. Sua construção é feita em conjunto com os interlocutores estaduais que representam o MTUR e órgãos oficiais de turismo dos estados brasileiros e instâncias de governança regional.

No Cariri
Além de Juazeiro e Crato outras seis cidades da região do Cariri também fazem parte do novo Mapa, sendo elas: Nova Olinda, Santana do Cariri, Brejo Santo, Assaré, Várzea Alegre e Barbalha. Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pela pasta e incluídas na atualização da plataforma, sendo 68 delas localizadas no Estado do Ceará.

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Saulo Mota
Carregar Mais Em Regional

Veja Também

Projeto promove tour pelos pontos históricos de Juazeiro do Norte

A ação é uma iniciativa do projeto Cariri das Antigas e pretende ampliar as visitas para outras cidades da região.