Crato sedia a primeira edição do CONANE

O evento reuniu estudiosos e pesquisadores da educação, além de ONG’s e coletivos da região.

Educação

Foto: Michelle Gonçalves

Nos últimos dias, 18 e 19 de setembro, o Crato foi sede para a primeira Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação (CONANE) do Ceará. O evento reuniu, além de estudiosos e pesquisadores da educação, ONG’s e coletivos para uma troca de experiências sobre diferentes formas de aprendizagem.

Segundo Davi Oliveira, um dos organizadores do evento e membro do Coletivo Educadores Inquietos, a conferência tem um papel importante na construção de laços e na transmissão de conhecimentos. “Permite que grupos troquem experiências e aprendam uns com os outros sobre as diferentes possibilidades de partilha de saberes e desenvolvimento de projetos em comunidades”.

As atividades da conferência aconteceram dentro da programação da Semana Freiriana do Cariri, unindo interesses e fortalecendo o movimento por uma nova educação.

Compartilhando Experiências

Diversas experiências de educação alternativa foram compartilhados pelos coletivos, como o caso do Projeto Vocalize. Uma ação independente desenvolvida na região do Cariri, que tem como principal objetivo incentivar e dar um suporte a produção de música autoral da localidade. O projeto está em seu segundo ano e já gravou 9 músicas. 

“O projeto foi o ponta pé que eu precisava para iniciar minha carreira musical”, disse Davi Martins, um dos artistas selecionados pela ação e, que hoje constrói o coletivo. “Estar aqui, neste espaço, compartilhando minha experiência e ouvindo tantas outras é muito gratificante”.

Foto: Michelle Gonçalves

CONANE
A Conferência Nacional de Alternativas para uma nova Educação visa a mudança social, através da abertura de novos horizontes das estradas da infância e juventude. A primeira edição aconteceu em 2013, com a participação de 18 escolas e 450 educadores. 

Em 2015, a rede foi ampliada para educadores latino-americanos e a partir daí começaram os encontros regionais. A conferência acontece a cada dois anos, tendo uma edição nacional em Brasília e diversas edições regionais em vários estados. Essa foi a primeira edição no Ceará e aconteceu no Crato.

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Saulo Mota
Carregar Mais Em Educação

Veja Também

Projeto promove tour pelos pontos históricos de Juazeiro do Norte

A ação é uma iniciativa do projeto Cariri das Antigas e pretende ampliar as visitas para outras cidades da região.