Outubro rosa: prevenção e combate ao câncer de mama

Outubro rosa é um movimento internacional de conscientização da prevenção do câncer de mama. Homens e mulheres devem se preocupar, saiba porquê.

Saúde

Foto: Pixabay

“Mês de outubro, nós damos destaque para a prevenção”, é o que diz a médica ginecologista, Dra. Carla Janieire. O Outubro rosa é um movimento internacional de conscientização, criado em 1990, a fim de prevenir e controlar o câncer de mama.

De acordo com dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer, só no Brasil, anualmente, surgem cerca de 60 mil casos de câncer de mama e mais da metade são descobertos em estágio avançado. O mês foi escolhido para proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, além de facilitar o acesso ao conhecimento.

Além do câncer de mama, a médica ginecologista, Carla Janieire, pontua que é necessário também dar destaque para a prevenção do câncer do colo do útero. Carla ainda diz que é importante “alertar para que as mulheres se percebam mais, façam o autoexame da mama, se toquem, se conheçam, para que quando houver o surgimento de alguma lesão, ela perceba inicialmente”.

Muitos dos casos são descobertos em estágio avançado, quando o tumor já tem se espalhado para outros órgãos do corpo. Os médicos indicam a realização da mamografia em mulheres a partir dos 40 anos, com repetição anual. A campanha aponta para a necessidade de exames periódicos e de ações preventivas durante o ano todo.

Câncer de mama: por que o homem também deve se preocupar?

Tanto mulheres como homens possuem tecido mamário, e pessoas do sexo masculino não estão isentas de ter o câncer de mama. Embora o número seja menor em comparação às mulheres (1 homem em cada 100 mulheres apresentam o diagnóstico), a taxa de mortalidade do sexo masculino é mais alta.

O fato se dá pelo baixo nível de conscientização e, por muitas vezes, pela vergonha por parte do homem em procurar ajuda e prevenção. É indicado que homens também busquem a prevenção do câncer de mama, tendo que se tocar e conhecer o próprio corpo com mais frequência.

O risco da doença atinge homens mais velhos, geralmente a partir dos 60 anos de idade. Os sintomas, geralmente, é o aumento da gordura abdominal, o uso de anabolizantes ou estrogênios, radiação e alcoolismo. Em casos avançados, o tratamento é feito através de cirurgia.

Share this Story
  • Saúde

    Outubro rosa: prevenção e combate ao câncer de mama

    Outubro rosa é um movimento internacional de conscientização da prevenção do câncer de mama. Homens e mulheres devem se preocupar, saiba porquê.
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Joedson Kelvin
Carregar Mais Em Saúde

Veja Também

Chuvas no Cariri amenizam calor neste início de semana

Os últimos meses foram marcados por muito calor na região, com as precipitações, apesar do pouco volume registrado, o clima ficou mais ameno.