‘Vocês têm de se virar’, disse o ministro da Educação a faculdades particulares sobre o Fies

Weintraub afirmou que o Fies “foi um crime do ponto de vista financeiro” e defendeu o ‘Future-se’, nova proposta do Ministério da Educação.

Educação

Foto: MEC/Reprodução

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, durante a abertura do Fórum Nacional de Educação Superior, defendeu um sistema de autorregulação das universidades privadas.

“O que o governo vai fazer por vocês? Nada, o governo não vai fazer nada. Vocês têm de se virar.” Essas foram as palavras que iniciaram o discurso do ministro, em resposta ao presidente da Samesp, entidade que representa os donos de faculdades particulares do país, que havia perguntado sobre a política do governo para recuperar o Financiamento Estudantil (Fies).

Segundo o ministro, “o Fies foi foi um crime do ponto de vista financeiro. Metade dos alunos financiados está inadimplente, é uma bomba que vai ter de ser desatada. Muitos de vocês estão com esse problema nas mãos”.

Ele ainda defendeu o projeto Future-se que propõe uma afrouxamento nas regras de fiscalização e credenciamento para a abertura de novos cursos e faculdades privadas.

“Pela primeira vez em cem anos, o País tem um liberal na presidência e à frente do MEC. Aproveitem essa oportunidade, aproveitem que nós não ficamos criando problema para vender solução”, disse.

É a primeira vez que o ministro atacou o setor privado da Educação. Ainda em sua fala, Weintraub à organização do evento que mudasse o slogan (“Uma nova forma de penar a educação”). Ele pontuou que “tem que tirar educação e pôr ensino. A gente não têm de dar educação, mas sim ensino. Quem educa é família”, disse.

Embora a fala do ministro tenha sido centrada em críticas ao evento, ele pediu o apoio dos donos das faculdades privadas para defender o Future-se e rejeitar a atual proposta do Fundeb. “A gente precisa do apoio de vocês para o Future-se, que vai desafogar o ministério, e para um Fundeb correto. A atual proposta vai quebrar o governo e aí não vai haver financiamento para o setor privado”, disse.

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Joedson Kelvin
Carregar Mais Em Educação

Veja Também

Chuvas no Cariri amenizam calor neste início de semana

Os últimos meses foram marcados por muito calor na região, com as precipitações, apesar do pouco volume registrado, o clima ficou mais ameno.